Primeiro Tratamento Aleksei Abib Ep 55 (Roteiro)

Aleksei é roteirista, diretor e um dos maiores Scriptdoctor do país. Autor de “A Via Láctea”, “O Último Kwarup Branco” e roteirista da novela “Água na Boca”. Como consultor participou de alguns dos maiores laboratórios do país, fez consultoria para filmes como “Mais Forte que o Mundo”, “O Último Cinde Drive-in”, Elena, é diretor do NETLAB e dividiu com a gente suas impressões, teorias e conhecimentos de roteiro e narrativa.

No papo de abertura, falamos sobre o II Prêmio Rede Sina de curta com tema social, vencido por “O Vestido de Myriam” de Lucas Rossi. Clique aqui para conhecer a Rede Sina e saber mais sobre o prêmio.

3 respostas para “Primeiro Tratamento Aleksei Abib Ep 55 (Roteiro)”

  1. Excelente como sempre. Acompanho bastante aqui o site mas n comento. Sò queria dizer que as partes q eu mais gosto é quando vocês perguntam como é o processo criativo dos roteiristas porque pode abrir caminhos na cabeça de aspirantes como eu. Fiquei espantado quando o Bráulio falou o dele porque parecia eu explicando para meus amigos pq é exatamente o que eu faço, isso de sair escrevendo coisas que ainda não são nem argumento nem roteiro (q ele chama de monstro kk muito bom) mas ideias soltas pra depois arrumar elas numa estrutura. Parece q tem até nome essa técnica e eu não sabia q era uma técnica, mas é como eu consigo criar e fiquei feliz em saber que não to sozinho kkk então não deixem de sempre perguntarem sobre o processo criativo pq é muito interessante. Também adoro a parte final quando fico sabendo das referências dos roteiristas. Adorei saber até sem querer pq ele fugiu da pergunta, que o Aleksei tem como referência artistica Tarkovski q é um diretor q eu adoro mesmo tendo visto só 2 filmes dele.

  2. Excelente. Assisto sempre mas nunca comentei.

    Uma das minhas partes favoritas é quando vcs perguntam sobre o processo criativo do entrevistado. Porque são momentos que podem iluminar aspirantes como eu. Achei muito bacana quando o Bráulio fala do processo criativo dele, pq parecia eu falando para meus amigos pq é exatamente como eu faço, essa coisa de ir escrevendo um monte de coisa (que ele chama de monstro kk o Aleksei lembrou) que pode ser uma cena, uma linha de diálogo, uma ideia de plot e no fim depois de tanta ideia escrita, arrumar numa estrutura. Parece q tem até nome essa técnica que até uns meses atrás eu n sabia q era uma técnica então fiquei muito feliz quando soube q não era o único e que não era maluquice minha kk mas é o jeito que eu consigo fazer a coisa andar.

    Outra coisa q gosto é do final, qando fico sabendo o que a galera costuma gostar e gostaria de ter escrito como nesse que o Aleksei deixou escapar que tem como referência artistica o Tarkovski que é um dos diretores mais autorais que já vi. Muito bacana. Então sempre façam essas duas perguntas que é sempre interessante acompanhar. Vlw.

    PS: vcs já viram a série The Leftovers? Quando acabou ano passado se tornou a minha série favorita. Texto riquíssimo de Damon Lindelof. A última temporada teve TODOS os episódios sensacionais oq é muito raro pra uma série e eu acompanho mais de 40 (já fui melhor uns 3 anos atrás kk), o elenco inteiro tá muito bem e podia pelo menos 3 deles sair premiado em qualquer premiação que assistisse a série (o que não é o caso dos votantes do Emmy). Vcs devem saber qual é porque a gringa ano passado colocou ela em primeiro na esmagadora maioria dos tops de fim de ano, só queria saber se vcs já assistiram.

    1. Oi, Douglas! Muito obrigado pela mensagem. Investigar o processo criativo de outros roteiristas é uma das minhas partes favoritas das entrevistas. Legal saber que você se identifica!

      Adoramos “The Leftovers” e até comentamos em um dos episódios lá atrás!

      Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *